Quem Somos  |  Perguntas Frequentes  |  O que dizem...  |  Press     |  Início  |  Contactos
18 Maio
2013
Conteúdos
Bandas Filarmónicas
Bandas Militares
Vídeos
  Notícias
  Maestros
  Técnicos
  Agenda
  Fórum
  Entrevistas
  Reportagens
  Eventos
  Temas e Técnicas
  Instrumentos
  Personalidades
  Notas Soltas
  Glossário
  Links
  Furtos
 
Entrevistas
     
Mário Cadete
 
 
Outras Entrevistas
   

Paulo Martins

Vencedor do 1º Prémio da 1ª Categoria e vencedo...

 
   

José Ricardo Freitas

Vencedor do 1º Prémio da 2ª Categoria e vencedo...

 
 
Pesquisar: 
 
 


Banda da GNR
 
 

Em 1838, por decreto de D. Maria II, nasce a Banda da Guarda Municipal que, mais tarde, com a implantação da República, passou a chamar-se Banda de Música da Guarda Nacional Republicana.

Actualmente a Banda de Música está na dependência da Unidade de Segurança e Honras de Estado, sendo que constitui um dos órgãos que o Ex.mo Comandante-Geral tem à sua disposição para, no âmbito da actividade musical, concorrer com a sua acção em actividades no âmbito das actividades de Representação a nível do Protocolo de Estado, cerimónias militares, culturais e recreativas e de divulgação da GNR.

A elevada especialização dos seus componentes e o seu amplo e valioso arquivo (mais de 3.000 obras) permitem que a Banda em Concerto atinja um nível artístico difícil de encontrar em agrupamentos congéneres.

Dos muitos êxitos obtidos em digressões fora do País destacam-se em 1892 o Concurso Internacional de Bandas Militares em Badajoz; em 1910 em Madrid, S. Sébastian e Barcelona; em 1930, digressão ao Brasil; em 1963, na Holanda participando na NATO-TAPTOE e em Paris gravando concertos para a Rádio; em 1965, representando Portugal no IV Centenário da Fundação do Rio de Janeiro; no mesmo ano na cidade de Badajoz; em 1980, em Mons (Bélgica) no 20º Festival Internacional de Bandas Militares; em 1987, Cáceres, intercâmbio cultural entre Portugal e Espanha; em 1988, Cáceres e Plasência, (Espanha) jornada de solidariedade com a zona sinistrada do Chiado (Lisboa); em 1995, Modena (Itália) para participar no 4º Festival Internacional de Bandas Militares; em 1996, Basileia (Suíça) para participar no 5º Festival Internacional de Bandas de Polícia; em 1998, digressão ao Luxemburgo tendo actuado em três cidades: Differdange, Luxemburgo e Vianden, tendo obtido grande êxito sobretudo no concerto efectuado na sala de concertos do Conservatório do Luxemburgo.

Ainda de salientar, os tradicionais concertos de Ano Novo com a presença de Sua Excelência o Sr. Presidente da República. Em 2005 a Banda foi distinguida com o prémio “Amália” na categoria de Música Clássica. Em 2006 foi conferido à Banda, por S. Ex.ª O Sr. Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, o Título de Membro-honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

Desde 1838, a Banda foi dirigida, no período que a cada um se atribui, pelos seguintes maestros: Jerónimo Soller (1838-1878), Jacques Murat (1878), Manuel Augusto Gaspar (1878-1901), António Gonçalves da Cunha Taborda (1901-1911), Joaquim Fernandes Fão (1911-1935), Lourenço Alves Ribeiro (1935-1959), Manuel da Silva Dionísio (1960-1973), Joaquim Alves de Amorim (1974-1982), Idílio Martins Fernandes (1982-1989), Vasco da Cruz Flamino (1989-2001) e Jacinto Coito Abrantes Montezo (2001-2008).

O Maestro Capitão João Afonso Cerqueira é o actual maestro da Banda Sinfónica da GNR, tendo a coadjuvá-lo o Sargento-Mor Armindo Pereira Luís.

Contactos


Lisboa
Portugal
 
Última actualização: 24.Set.2012
 
 


05.06.2012 6 de Junho pelas 19:00h

 

 
PUB

 
Reportagens
 
 

Reportagem Banda Sinfónica da PSP

V Aniversário do Ensemble Palhetas Duplas

Entrevista/Reportagem: Banda Juvenil de São João da Madeira

 
 
  Copyright (c) 2002 / 2013 bandasfilarmonicas.com. Todos os direitos reservados